Felipe Moraes
editor | filmmaker
Sem Corda, Sem Abadá e Sem Vergonha
Direção /2023 /média-doc 55'
.png)
Consagrada pelo famoso bloco de rua “Vem ni mim Arnesto”, a banda sergipana Samba do Arnesto tem a honra de anunciar um projeto apaixonante que promete levar os amantes do samba e do Carnaval em Aracaju a uma jornada inesquecível. Este projeto é nada menos que um documentário que captura a essência única do Carnaval de Aracaju como nunca antes visto.
O documentário intitulado “Sem corda, sem abadá e sem vergonha”, traz historiadores, pesquisadores e fundadores de blocos tradicionais do carnaval aracajuano, e faz um mergulho na história e na alegria que fizeram parte do carnaval que anos depois foi negligenciado e invisibilizado.
“Durante muito tempo, predominou-se no senso comum aracajuano, a ideia de que ‘Aracaju não tem carnaval’, que ‘Aracaju é uma cidade para descansar’, e por conta disso, o carnaval de rua da cidade foi negligenciado e caído no esquecimento”, afirma Roque Sousa, um dos fundadores da banda e roteirista do documentário.
“Foi pensando em disputar essa narrativa, que a banda, debruçou-se sobre a história do carnaval de rua de Aracaju e resolveu produzir o documentário chegando à seguinte conclusão: Sim! Aracaju tem carnaval! ”, destacou Rafael Oliva, um dos fundadores da banda e produtor executivo do documentário.
O documentário foi produzido em 2022 e promete oferecer um olhar autêntico sobre o Carnaval de Aracaju desde o século XIV até os tempos atuais. Além de cobrir os aspectos históricos e culturais do carnaval, o filme também apresentará o contexto e as dificuldades vividas pela banda para a realização do bloco “Vem ni mim Arnesto”.
A data de lançamento do documentário está agendada para o dia 28 de outubro às 17h no Cinema Vitória, localizado na Rua do Turista, centro de Aracaju, semana que também se comemora o dia da sergipanidade. Os entusiastas do Carnaval podem esperar por uma experiência e celebração especial na data de estreia, pois ao final do filme uma roda de samba será realizada para coroar esse momento tão marcante
.png)
.jpg)
Ficha Técnica:
Osvaldo Neto
Bel Nunes
Luiz Eduardo Oliva
Lucas Luis
Roque Sousa
Rafael Oliva
Lucas Matos
Joao Alberto D’Lins Nonato Matos
Produção
Samba do Arnesto
Roteiro
Roque Sousa
Direção e Edição
Felipe Moraes
Direção de Fotografia
Dominique Mangueira
Assistente de Fotografia
Aquiles Castro
Assistente de Produção
Jéssica Lieko
Câmeras
Dominique Mangueira
Aquiles Castro
Felipe Moraes
Imagens de Drone
Eduardo Freire
Som Direto
Aquiles Castro
Cor
Felipe Moraes
Arte Final
Julia Bezerra Cruz


Imprensa: